sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Exótico


PAÍS: EUA
Ancestrais: Persa (pelo longo) com o Pelo curto Americano, ou seja o American Shorthair, e o Britsh Shorthair.
Origem: Décadas de 1960
Opção de pêlo Longo: Persa Azul
Índole: Brincalhão; afetivo
Características físicas: Pelagem macia e aveludada, bochechas largas, cabeça e olhos grandes e nariz muito curto, corpo curto, compacto, com cauda curta.

No início dos anos 60, os americanos resolveram criar uma raça de gatos que fossem dóceis, com um temperamenteo excelente, alem de belo e com uma pelagem que não desse trabalho, ou seja , de facil hogiene.

Surgiu então o Exótico, um gato fruto do acasalamento do Persa (pelo longo) com o Pelo curto Americano, ou seja o American Shorthair, e o Britsh Shorthair., na intensão de , com este acasalamento fazer uma mistura que originasse , um gato roliço,de aparência arredondada do American , com o temperamento e modo de agir , calmo e meigo do Persa.

Muito se fez para tornar o gato Exótico com o padrão que existe atualmente. Possuidor de uma pelagem macia e aveludada, bochechas largas, cabeça e olhos grandes e nariz muito curto, corpo curto, compacto, com cauda curta.

Encontra-se numa grande variedade de cores, das quais resultado das duas raças que fizeram parte da criação do gato Exótico, num total de até 95 variações.

Acredita-se que com o passar dos anos, a raça Exotico será mais popular e em maior numero de exemplares que o gato Persa, isso se dará ao fato da simpatia deste felino, criado pelo homem e que agrada com certeza a grande maioria dos amantes de gatos.

Foi reconhecido como raça por algumas das maiores entidades felinas mundiais, como CFA (Cat Fancien Association) ,dos USA, e a FIF (Federação Internacional Felina) da Europa.

Do acasalamento de Exóticos com Persas, os quais são permitidos, resulta o nascimento de ambas as raças, ou apenas uma delas, nunca mestiços, o que ocorre, quando se fixa o tipo por mais de 20 gerações de cruzamentos.

O primeiro Exótico que veio ao Brasil, foi trazido por Anne Marie Gasnier, criadora paulista, por volta da decada de 80.

EXÓTICO: Ao contrário de sua correta definição, o gato Exótico é definido como: diferente, impopular, extravagante e chique.



Nenhum comentário:

Postar um comentário