sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Porque os gatos arranham os móveis?

Os gatos veem os móveis como o aparato mais pefeito para arranhar, e ficam totalmente confusos quando tentamos convencê-los de que não devem ser usados para aquele propósito óbvio. Afinal, ali estão a bela cadeira de vime, a poltrona estofada e o lindo sofá espaçoso esperando para o gatinho afiar suas garras.
Na realidade, os gatos não estão de fato afiando as unhas ao arranharem os móveis, mas apenas desgastando as bainhas velhas e duras, para expor as novíssimas garras que vem por baixo. Esse é um forte instinto felino que leva o gato a manter as unhas em ordem o tempo todo. Enquanto o gato está arranhando vigorosamente, as garras adquirem a prática de se mostrar e retrair, o que é essencial para capturar a presa, lutar e escalar. As pernas dianteiras e os ombros se alongam e fortalecem, dependendo da frequência com que o gato executa os arranhões.
E não se esqueça da marca do odor, sempre importante. Há glândulas odoríferas sob as garras da frente, que estão sempre secretando a marca especial do gatinho.
O arranhar também pode ser empregado como instrumento para chamar a atenção, pois o gato descobriu que o som do móvel rasgado logo faz com que você lhe dê atenção. Mas não desanime: com uma repreensão consistente e carinhosa e a compra de um equipamento forte, próprio para arranhões, você conseguirá salvar a maior parte dos móveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário