segunda-feira, 16 de março de 2009

Por que os gatos miam?


Não é um rugido, um latido ou um urro. Não é um cacarejo ou um chilreio. E, com certeza, não é um grasnido nem um pio. O miado é o canto melódico e apaixonado de um sentimento e de uma expressão profundos. É uma poesia encantadora. Torna-se praticamente impossível definir e descrever os diversos miados.
Os estudiosos que investigam as expressões vocais dos gatos afirmam que conseguem entender boa parte do que os gatos estão tentando dizer, considerando algumas compilações obtidas do vasto mundo dos miados mais ouvidos dos felinos domésticos. Conforme você vai prestando mais atenção ao jeito que o gato mia, ficará encantado com a variedade de sons. Aqui estão alguns para você comparar:

"Olá"
O tom da voz do gato é feliz e sugere expectativa. Trata-se de um miado mais curto, quase sempre acompanhado de um roçar afetuoso ou de um pulo para o seu colo. O gato se vale desse som quando entra num ambiente ou cumprimenta você da porta.

"Quero alguma coisa"
Esse miado é mais um choramingo, e sua intensidade varia de muito suave a categoricamente irritado. Os gatos adoram aprimorar esse miado - ele nos cansa e nos faz ceder. Trata-se de um miado utilizado por um gato solitário ou faminto, um gato que fareja carne crua, um gato que tenta desesperadamente atrair você para brincar ou um gato que quer alguma coisa. Observe onde o bichano está e o que poderia querer. Alguns gatos se encaminharão para a coisa desejada, se forem estimulados por um ser humano disposto.

"Será que dá para...?"
Parece até o gato está perguntando alguma coisa quando mia assim. De fato, em geral, é o que está fazendo. Trata-se de uma expressão vocal suave e vibrante, tão afetuosa que você não consegue dizer "não" para o que quer que seja. Os gatos se valem desse miado quando estão com uma disposição doce e desejam aprovação para algo que gostariam de fazer. Pode ser o desejo de pular para o seu colo, de dar uma lambida no seu dedo mergulhado no iogurte, de ter passe livre para um cantinho normalmente proibido. Não se trata de um miado exigente, e é por isso que fica tão díficil dizer não.

"Se chegar mais perto, farei com que você se arrependa"
Cuidado com esse miado. Seu som é desagradável. O gato não está gostando do que você está fazendo para ele ou com ele. Esse miado parece um grito de guerra em voz baixa, lançado como um aviso para tomar cuidado ou, então, sofrer as consequências. Pode ser curto ou prolongado. O gato que briga por território mia desse jeito para o inimigo.

"Mas que interessante..."
Esse miado é curioso e nos leva a querer procurar o bichano e ver o que ele achou. Começa com uma espécie de murmúrio longo e, depois, cresce um pouco em alcance e volume, virando um miado curto. Você quase consegue ouvir a curiosidade na voz do gato, como se dissesse: "O que é isso aqui?", ou talvez, "Isso está vivo?". O gatinho pode ter descoberto um brinqudo perdido ou algum inseto de andar sinuoso. Na maioria das vezes, isso tem a ver com a caçada ou com brincar de fazer uma caçada.

"Deixa, vai, por favor..."
A gente se derrete com um gato que mia assim. Imagine-o sentado em algum lugar, quem sabe numa cadeira da sala de jantar. Com um movimento suave e perfeito, ele mia carinhosamente, parecendo usar o corpo todo para isso, projetando-se levemente para a frente enquanto abre a boca e deixa sair um som sedoso, abafado, intenso e fervoroso, repleto de sentimentos, que dá a impressão de vir da ponta dos dedinhos.
Você já viu isso acontecer? Que outra criatura que não o gato suplica de maneira tão profunda, mas com tanta discrição? Se o seu gato honra sua casa com um miado desses, você tem sorte.
E se seu gato sempre mia assim para você (como se você fosse o único que lhe pudesse acariciar ou colocar no colo, e não apenas fornecer petiscos), então sinta-se de fato abençoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário