segunda-feira, 9 de março de 2009

Porque os gatos mexem as orelhas?


Se pudéssemos girar, abaixar, achatar nossas orelhas, com certeza o faríamos. Mas não conseguimos, e eles conseguem. Assim, os gatos usam as orelhas macias, bem delineadas e simétricas, numa linguagem não-verbal para falar conosco e com outros gatos. Suas orelhas são dotadas de intricados canais e receptores que garantem uma audição incrível e além disso, nos dizem muita coisa sobre o estado de espírito do animal.
Quando as orelhas estão eretas, viradas para a frente, mas ligeiramente projetadas, o gato está contente, atento, escutando tudo e relaxado. Esse costuma ser o visual de nossos gatinhos quase o tempo todo. As orelhas podem se voltar para direções diferentes, dependendo de onde estão vindo os diversos sons.
Se as orelhas ficarem eretas e se voltarem totalmente para a frente, o gato está concengtrado em um som; fica em guarda e provavelmente irá verificar o que é.
Orelhas achatadas significam que o gato está com medo, diante de um impasse. Querem dizer que algo está prestes a acontecer. O gato pode estar se preparando uma rota de fuga. Puxa as orelhas para baixo para protegê-las de mordidas e evitar que sejam feridas.
Se o gato girar as orelhas para trás e abaixá-las, está com muita raiva e provavelmente não sente medo para fugir. Quase certamente irá atacar. Nota-se essa posição das orelhas quando o gato está pronto para dar o bote sobre outro gato que o chateou bastante ou sobre uma pessoa que o tem maltratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário