De uma forma geral, se aceita que o gato Balinês é uma derivação do Siamês, uma mutação espontânea de pêlo longo.
Seu temperamento é como do Siamês: alegre, brincalhão, inteligente, alerta, curioso. Além do pêlo mais longo, outra diferença é seu timbre de voz mais suave e menos falante.
Sua pelagem é simples e não dupla, como na maioria dos gatos de pêlo longo. Por isso, seu pêlo fica mais liso e junto ao corpo.
As cores padrão são as mesmas do Siamês.
No Brasil é uma raça muito rara, possuindo apenas um criador.
As suas raízes exóticas são inquestionáveis: com um pêlo gracioso que se agita de um lado para o outro quando se movimenta, o Balinês parece mesmo uma bailarina de Bali! Mas para além da origem do seu nome, não existem mais relações com esta ilha, uma vez que esta raça surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos no final dos anos quarenta. O Balinês descendente de pais Siameses, portadores de um gene que deu origem ao seu pêlo comprido. Desde 1970 que é aceite em todas as associações norte-americanas.
Corpo médio e esguio, musculoso; cabeça triangular e comprida, com nariz longo; orelhas largas na base e pontiagudas; olhos de tamanho médio e amendoados, de cor azul-safira; patas compridas e esguias; cauda longa e esguia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário