Mas eles não dormem! Tudo bem, de cada 24 horas eles passam 16 horas dormindo e são animais notívagos, mas seria um exagero dizer que eles dormem o dia inteiro. (Alguns gatos adormecem de enfado, mas por culpa do dono, não do animal.)
Você já ouviu a expressão "soneca de gato"? Bem, não teve origem conosco. O padrão de sono dos gatos remonta à avida de seus ancestrais na savana, quando nenhuma oportunidade de caça pode se perder. No maior silêncio, um felino se aproxima rápida e habilidosamente de sua vítima e, a qualquer momento, tem de estar preparado para reagir a um jantarzinho que se movimenta rápido. O corpo do felino está adaptado para atividades repentinas e enérgicas, curtas e potentes, e ajustou-se a um estilo de sono compatível. Em geral, os gatos têm sono leve e dormem mais amiúde, de modo a recuperar em tempo de sono o que perdem em profundidade. O gato não tem nada de preguiçoso. O que ele fez aperfeiçoar a soneca e dominar a arte de regular o sono ao longo do dia.
Por isso, na próxima vez em que passar por um gatinho todo aconchegado e enrolado, lembre-se de que está testemunhando um dos mais eficientes gerenciamentos do sono que existem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário