Esse comportamento agressivo talvez seja o equivalente humano do envio de uma carta sem rodeios, expondo uma opinião muito forte e conflitante, ou de pregar uma tabuleta com os dizeres "Mantenha distância" na frente de sua casa.
Como os gatos não dispõem dessas opções, expressam seu estado de espírito de acordo com a comunidade felina, aspergindo urina em locais importantes e significativos.
Essa aspersão é diferente da urinação normal e o gato molha superfícies verticais (como uma parede ou uma poltrona) em vez de urinar em superfícies horizontais (como o chão). E mais: a bexiga não é esvaziada e o gato aspersor não faz nada para encobrir o cheiro.
Tanto as fêmeas como os machos conseguem aspergir urina, mas o macho usa esse recurso com mais frequência e com o maior prazer. Quando o macho asperge está anunciando sua disponibilidade sexual para a fêmea ou está avisando, categoricamente, para qualquer gato, que aquele território é de sua propriedade.
É claro que nada vai impedir que algum outro gato pare para enfrentar aquele sinal e aspergir sua própria urina sobre a do outro. Até um gato castrado irá aspergir sua urina o quanto puder, quando for perturbado por um macho que insista em ultrapassar os limites de seu domínio e marcá-lo.
Às vezes, as gatas aspergem urina para sinalizar aos machos que estão no cio ou quando se sentem reprimidas ou ameaçadas por um felino invasor.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário